segunda-feira, 23 de abril de 2012

COLESTEROL CONTROLADO; ENDOCRINOLOGIA-NEUROENDOCRINOLOGIA: PERFIL METABÓLICO CEDO NA VIDA PREVÊ ATEROSCLEROSE SUBCLÍNICA.

A PREVENÇÃO É A ARMA MAIS EFICAZ QUE O SER HUMANO POSSUI PARA SE DEFENDER DOS RISCOS DE SAÚDE QUE EVENTUALMENTE VENHAM LHE AGREDIR, PORTANTO, QUANTO MAIS CEDO FOR TOMADA A ATITUDE PREVENTIVA, MAIS EFICIENTE SERÁ A SOLUÇÃO DE UMA ALTERAÇÃO PATOLÓGICA QUE PODERÁ ACOMETER-NOS.

Uma avaliação para verificar se o perfil metabólico fornece qualquer valor além de medições dos lipídios convencionais sugere que o modelo de metabolômica (a metabolômica é uma área das Ciências "ômicas” que analisa o metaboloma (conjunto de todos os metabólitos que são produzidos ou modificados em um organismo) elucidando a função e o relacionamento entre os genes, os mecanismos de expressão destes genes, as proteínas expressas, sua regulação e o resultado metabólico deste sistema. Uma investigação completa do metaboloma é dificultada pela sua enorme complexidade e dinâmica) pode melhor diferenciar pacientes jovens em risco para o desenvolvimento da aterosclerose. A aterosclerose é caracterizada por um período assintomático longo e progressivo, e a extensão da aterosclerose pode ser medida através da ultrassonografia, por ex., da artéria carótida. A aterosclerose da carótida, medida pela ultrassonografia é um forte preditor de eventos cardiovasculares. O objetivo dessa avaliação foi a criação do perfil metabólico abrangente para ver se podemos determinar quem irá desenvolver maior espessura da camada íntimo-média mais tarde na vida. 
Quando estes resultados foram apresentados no Congresso de Aterosclerose da Sociedade Europeia 2011, explicou-se que este estudo foi desenhado com a prevenção primária em mente e que os pesquisadores incluíram 1570 indivíduos saudáveis ​​com idades entre 24 a 39 anos de idade. O grupo utilizou fatores de risco estabelecidos e a circulação de metabólitos para prever quem iria desenvolver maior espessura da camada íntimo-média ou placa aterosclerótica durante os seis anos de acompanhamento. Foi dito que um modelo metabolômica é mais capaz de "entrar nos processos de doença, a fim de entendê-lo em uma base molecular". Com perfil metabólico, que é de baixo custo por amostra, foram medidos o perfil de subclasses de lipoproteínas, tais como os diferentes tamanhos de partículas de VLDL - colesterol, LDL - colesterol e HDL - colesterol. Dentro destas partículas, foram quantificadas a extensão do colesterol total, colesterol livre, ésteres de colesterol, fosfolipídios, triglicerídeos, e o conteúdo total de lipídios. 


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Uma investigação completa do metaboloma é dificultada pela sua enorme complexidade e dinâmica...

http://drcaiojr.site.med.br 

2. O grupo utilizou fatores de risco estabelecidos e a circulação de metabólitos para prever quem iria desenvolver maior espessura da camada íntimo-média ou placa aterosclerótica durante os seis anos de acompanhamento...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com/

3. Com perfil metabólico, que é de baixo custo por amostra, foram medidos o perfil de subclasses de lipoproteínas...
http://dracaio.site.med.br

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Dr. Peter Würtz (Universidade de Helsínquia , Finlândia); 30 jun 2011 (Gotemburgo, Suécia)

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: 
vanderhaagenbrasil@gmail.com

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17